Agosto é época de tulipas
A tulipa é uma planta da família das liláceas, e contém cerca de 100 espécies. Ainda que sejam plantas de extrema beleza e sejam também bastante populares, são difíceis de cultivar e só se desenvolver plenamente em determinados tipos de clima e solo. Por isso é difícil encontrar plantações de tulipa, sendo que seus bulbos ou vasos com esta planta podem chegar a valores altíssimos.
Em sua forma é possível observar que do centro da folhagem da tulipa se ergue uma haste que culmina em uma flor única, que apresenta apenas seis pétalas. As cores e formatos que a flor pode assumir variam, sendo que alguns cultivadores criam variedades híbridas de grande beleza, que apresentam flores com coloração mista ou matizada.
O bulbo desta planta apresenta alcaloides e cristais de oxalato de cálcio, substâncias que quando manipuladas liberam um pó capaz de provocar rinites, conjuntivites e inclusive ocasionar crises de asma.
Por isso, a planta não deve ser plantada por pessoas que possuam animais domésticos ou crianças que possam se sentir atraídas a manipular as tulipas, para evitar acidentes. Caso a planta seja cultivada mesmo assim, deve ser protegida por uma cerca ou outra estrutura que evite que crianças e animais cheguem perto dela.
CULTIVANDO TULIPAS
As tulipas não se adaptam bem ao clima do Brasil, embora seja possível cultivar e manter plantações desta flor. No entanto para que isto aconteça é preciso simular no local de plantio as condições climáticas ideais para a tulipa.
Como são plantas que apresentam apenas uma floração (depois disso é preciso retirar o bulbo da terra e replantar), muitas pessoas escolhem não criar tulipas devido ao cuidado constante que requerem.
O primeiro passo para cultivar a tulipa é comprar um bulbo. Caso opte por comprar um vaso de tulipas, deve escolher o vaso cujas plantas estão com o botão fechado.
O vaso deve ser mantido em local luminoso mas fresco, pois a planta não suporta vento forte e excesso de sol. Se o local for muito quente, é possível cobrir o substrato com pedras de gelo para aliviar o valor.
Quando as flores murcharem, basta retirar os bulbos do vaso e limpá-los de forma cuidadosa, e armazená-los em local fresco e limpo por um período de 3 meses. É de extrema importância não deixar que se molhem.
Depois deste período os bulbos podem ser replantados em outro vaso, que deve estar preparado com terra vegetal úmida. O vaso deve ser envolvido com plástico e levado à geladeira por meio ano.
Passado este período o vaso deve voltar para a geladeira, e permanecer por 6 meses. Ao término deste período o vaso finalmente poderá ser colocado em um lugar iluminado, e as tulipas devem florescer por um período que varia entre 30 a 50 dias.
Como o processo inteiro é demorado e muito trabalhoso para render apenas alguns dias de flores, muitas pessoas optam por não cultivar a tulipa. No entanto ela é uma planta muito bonita e que pode ser utilizada para fins ornamentais, e pode ser bem compensador ter uma flor destas decorando o centro de um jardim ou um canto especial na sala.
Nenhum comentário