Header Ads

Header ADS

COMO MANTER PAPOULAS SAUDÁVEIS NO JARDIM

 As mais de 50 espécies de papoulas (Papaver spp.) são produzidas para ser o destaque de qualquer jardim. As duas espécies de papoulas mais conhecidas são a papoula-dormideira (Papaver somniferum) e papoula-oriental (Papaver orientale).


Segundo a paisagista Rosalba da Matta Machado, a papoula é uma planta herbácea medicinal pouco usada no Brasil, com ciclo anual (sendo reproduzida por sementes) e apreciando altas temperaturas para suas flores vermelhas ou brancas, com ar selvagem. A paisagista ainda ressalta que a planta é usada para a produção de morfina e, por isso, é considerada venenosa – exceto as sementes de algumas espécies, que são apreciadas na culinária.


CARACTERÍSTICAS DAS PAPOULAS

Ambos os tipos de papoula passam dos 45 cm de altura, mas são muito diferentes quando observadas de perto.

 

As papoulas-orientais são plantas herbáceas perenes com folhas de cor verde intensa com os lóbulos cortados, que se parecem com penas, e não fecham o caule da planta. São melhor cultivadas em regiões com invernos intensos (até porque elas tornam-se dormentes entre o meio e o fim do verão) e podem crescer como flores ornamentais de jardim para exibições na primavera.

 


Por outro lado, a papoula-dormideira cresce anualmente, completando seu ciclo de vida ao longo de um ano, e raramente são plantadas durante o inverno em regiões amenas para florescerem na próxima primavera. Suas folhas da são irregularmente dentadas, de cor verde acinzentada e possuem uma base larga que fecha o caule.

 

Importante: a papoula-dormideira tem o cultivo ilegal a não ser que você tenha uma permissão, assegurando que o cultivo não é para a produção de narcóticos – isso porque o látex seco proveniente das flores pode ser utilizado para a fabricação de heroína. No entanto, suas sementes podem ser utilizadas com segurança para panificação e também como tempero.

 

COMO PLANTAR

Versáteis que vão de 25 cm a 122 cm, as variedades e papoulas são plantas resistentes, que prosperam em qualquer tipo de solo com boa drenagem, mas siga essas 3 dicas básicas a para cultivar papoulas saudáveis em canteiros floridos.

 

– Prepare-se para plantar durante o outono ou início da primavera, dependendo do clima da sua região. As sementes de papoula exigem uma exposição a temperaturas frescas ou frias antes de brotarem. Em regiões de climas mais frios, é conveniente plantar as sementes de papoula na primavera, assim que o solo descongelar.

 

– Escolha uma área com sol intenso ou com sombra parcial. Geralmente, as papoulas crescem mais quando recebem ao menos seis horas de sol por dia. No entanto, se você morar em um local de clima quente, escolha um ponto onde elas fiquem protegidas do calor intenso da tarde.

 

Dica útil: as papoulas roxas podem refletir uma cor mais clara e mais bonita quando ficam em sombra parcial e não em sol intenso.

 

– Teste a drenagem do solo. Um solo com excelente drenagem é crucial, senão as papoulas irão apodrecer em um alagado. Isto é mais importante ainda durante o inverno, que é quando o solo se torna úmido ou congelado. Faça o teste: cave um buraco de 10 cm de profundidade, encha o buraco de água e deixe escorrer completamente, então encha pela segunda vez. Cronometre quanto tempo demora para drenar desta vez – não deve levar mais do que quatro horas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.