Header Ads

Header ADS

FLAMBOYANT: TUDO SOBRE ESSA LINDA ÁRVORE. COMO PLANTAR E OUTRAS INFOS


O flamboyant é uma árvore de copa abundante e irregular que costuma exibir suas exuberantes flores de forma vigorosa na época do verão. Não tem como passar por essa árvore sem admirá-la, pois, além de bela é radiante com suas flores vermelhas levantando qualquer astral! Esta árvore é considerada uma das mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. É muito frondosa, possui tronco forte e um pouco retorcido e sua copa é muito ampla, cuja largura pode ser maior do que a própria altura da árvore.


1. Informações e características do Flamboyant

As flores do flamboyant possuem cor acentuada, de um vermelho vivo, que dão em ramos numerosos, os galhos muito longos e de crescimento irregular.

O nome dessa árvore é estrangeiro, tem origem do francês, Flamboyant e significa - flamejante devido à rigorosa coloração vermelha de suas flores.

A árvore é oriunda da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico. No Brasil pode ser encontrada em qualquer parte.

As primeiras mudas dessa árvore foram trazidas para o Brasil, no início do século XIX, na época do reinado de D. João VI.

Aqui, no Brasil as mudas se adaptaram bem ao clima e solo brasileiro.

É bem comum encontrar o flamboyant na região Sudeste.

Essa árvore é muito utilizada em projetos paisagísticos, arborizações em vias públicas como: praças, orquidários, jardins botânicos e calçadas. É indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem o seu crescimento, principalmente, por causa de suas enormes e grossas raízes, por isso em calçadas ou áreas acimentadas muito estreitas não é recomendável seu plantio, pois suas raízes podem rompê-las e sair para fora ou afetar construções próximas.

Embora a cor vermelha flamejante das flores do flamboyant deu origem ao seu nome, existem outras variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão-amarelado. A variedade do flamboyant que possui flores amarelas é chamada de “Flavida”.

A copa do flamboyant lembra um grande guarda-sol, pois seus galhos são espalhados e caídos, tendem a se encurvarem para baixo, havendo necessidade de poda em alguns períodos.

Se esta árvore estiver em uma via próxima de tráfego de veículos, seus galhos podem dificultar a passagem de carros com o capô alto ou caminhonetes.

O ideal é plantá-la em parques, praças públicas, jardins e campos abertos.

2. Plantio da árvore Flamboyant

Para se cultivar o flamboyant através de mudas é recomendável fazer o plantio delas com no máximo um ano de idade. Um bom cultivo e desenvolvimento do flamboyant requer plantá-lo sob pleno sol, em solo fértil e realizar irrigações periódicas no primeiro ano.

Quem for plantá-la em seu quintal, sítio ou fazenda serão necessários certos cuidados, tais como:
Esta árvore pode ser cultivada tanto em terreno seco quanto úmido, mas o melhor é que a terra seja bem porosa e com boa drenagem.

Para favorecer bom crescimento é bom colocar adubo no fundo da cova onde a muda será plantada.
O flamboyant é originário de lugares quentes, necessita de muito sol para crescer, mas também suporta frio rigoroso.

Esta árvore é tolerante à salinidade do solo, por isso se adapta bem em regiões litorâneas.
Antes de plantá-la é bom saber que ela desfolha no Inverno e que suas flores caem no outono e lugares como calçadas ou quintais.

Quem está sempre querendo manter a limpeza do chão, seja do jardim ou calçada é melhor não optar pelo flamboyant, pois irá ter trabalho de recolher as folhas, vagens secas ou flores de acordo com a época. Este é um trabalho que vale muito a pena por poder desfrutar da presença dessa linda árvore no ambiente, mas se a pessoa não dispõe de muito tempo para limpezas periódicas é melhor não plantar o flamboyant.

Os frutos são vagens enormes e achatadas de até 60 centímetros de comprimento com sementes graúdas.
A primeira florada do flamboyant ocorre entre três e quatro anos após o plantio.

Para cultivar o flamboyant através das sementes, antes de plantá-las é necessário “acordá-las”, por apresentarem leve dormência, para isso é indicado emergi-las em água quente, por cinco a dez minutos, duas semanas depois de plantadas, estarão germinando.

O crescimento do flamboyant é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a fase adulta.


3. Classificação e dados botânicos
Família: Fabaceae
Sub-família Caesalpinioideae, a mesma do pau-brasil
Nome científico: Delonix regia
Nomes Populares: Flamboyant, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa eárvore flamejante
Categoria: Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Tempo de Vida:Mais de 70 anos,dependendo das condições climáticas e do tipo do solo

4. Distribuição

Mesmo não sendo nativa do Brasil, é possível encontrá-la tanto no interior, como no litoral e sua ocorrência é maior na região Sudeste.

5. Descrição da árvore

O tronco do flamboyant é um pouco tortuoso, espesso na base, ereto e ramificado apenas na parte superior. Esta árvore pode atingir até 15 metros de altura e 90 centímetros de diâmetro. A casca externa desta árvore apresenta sulcos, tem coloração castanho-acinzentada. As folhas não ficam verdes o ano todo, geralmente caem no período seco (outono/inverno).

As flores apresentam cinco pétalas de coloração vermelho-escarlate ou alaranjada, formam grandes cachos. O período de floração acontece nos meses de outubro a dezembro (Primavera/Verão). Os frutos são grandes vagens, de formato alongado, que variam de 40 a 60 centímetros de comprimento por cinco a sete centímetros de largura.

As sementes são numerosas, de formato ovalado e dispostas de forma transversal no fruto. A frutificação ocorre entre os meses de março e julho (Outono/Inverno).

6. Uso da árvore Flamboyant

Esta árvore é utilizada na arborização e ornamentação de locais amplos, além de servir para dar sombra para o gado nos campos de pastagem e em casas de praia.

Suas vagens e sementes servem para confeccionar artesanato e bijuterias.

7. Locais marcados pela beleza do Flamboyant

O flamboyant marca presença em várias partes do mundo, embelezando praças e avenidas de:
Moçambique
Jamaica
Nigéria
Bornéu
África do Sul
Egito
Tanzânia
Uganda
Sri Lanka
Mianmá
Sul da Flórida e Califórnia
Bermudas
México

No Brasil, o flamboyant deixa sua marca inesquecível nos seguintes lugares:

na Ilha de Paquetá na Baia de Guanabara, cujas paisagens com o flamboyant foram colocadas em telas pelo pintor Pedro Bueno.
Cachoeiro do Itapemirim, lugar onde o cantor Roberto Carlos nasceu e homenageou com uma música onde cita as belas lembranças de sua infância, uma delas, a árvore do flamboyant.

8. A Beleza do Flamboyant em vídeo

Neste vídeo é apresentada a beleza desta árvore que além de tudo atrai pássaros, se tornando mais bela e magnífica.

9. Flamboyant, árvore prodigiosa!

Agora, quando vir um flamboyant não só veja, mas o contemple pois sua presença é marcante e de muita energia! O flamboyant geralmente é espaço de outras espécies vegetais, como orquídeas e plantas rasteiras que vivem em troncos, além de ser abrigo e morada de vários animais, principalmente pássaros.

Ah, e quem já se sentou debaixo de um flamboyant em um dia de calor sabe como sua sombra traz frescor e é revigorante!

Realmente o flamboyant é uma árvore prodigiosa!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.