5 dicas simples de como cuidar de cactos e suculentas em casa
Já sabemos que as suculentas são plantas resistentes, sustentáveis e exóticas. Mas como todo ser vivo requerem alguns cuidados básicos, para ficarem sempre lindas e cheias de vida.
Elas amam o sol: Quando expostas ao sol, as suculentas adquirem colorações mais acentuadas, florescem com mais facilidade e ficam mais propensas a reproduzir novas mudas. Vale lembrar que elas adaptam-se ao ambiente, então um lugar sem sol, mas com muita claridade, pode ser perfeito para várias espécies. Se optar por um local interno para por sua planta, leve-a de vez em quando para fora, tomar uma vitamina D!
Regue: Sim, elas também precisam de água!Seu nome “suculentas” vem da enorme capacidade destas plantas em armazenarem água e resistir por longos períodos, porém, isso não nos desobriga de regá-las vez ou outra. Caso estejam em sol e chuva plenos, basta regar em períodos de estiagem. Em pleno sol, sem chuva, regue uma vez por semana, em média. Em ambientes internos, a cada 10 ou 15 dias. Vale lembrar que os cactos requerem menos regas que as suculentas e o que deve prevalecer em todos os casos, é o bom senso. Sinta a terra: Está seca? Pode regar, nunca encharcando de mais a terra!
Terra adubada: Toda planta, precisa retirar micronutrientes da terra, para sobreviver. Com as suculentas não é diferente. Aposte em uma terra fértil, com adubo orgânico (esterco de animais, matéria orgânica em decomposição, cascas de ovos, húmus) ou até mesmo a versão química, na forma NPK (encontrada em lojas do ramo). De tempos em tempos, troque a terra de seu vaso. Isso garantirá que sua plantinha esteja bem “alimentada” e forte para crescer.
Replante se preciso: Assim como ocorre com bonsais, por exemplo, as suculentas crescem de acordo com o espaço que possuem. Portanto, de tempos em tempos pode ser necessário replantar algumas plantinhas em vasos maiores. Isso, é claro, se você quiser que sua planta cresça mais, pois ela fica bem interessante em compartimentos menores,que a forçam a concentrar energia nas folhas que possui.
Dedique-se: Para ter um belo jardim, é necessário o mínimo de cuidado e atenção. Utilizar vasos bonitos, adereços e enfeites e manter o ambiente sempre em ordem, são itens primordiais!
Nenhum comentário