Header Ads

Header ADS

Quer uma grama incrível na primavera? Veja nossas dicas

 Um jardim impecável, precisa de uma grama verdinha para servir de pano de fundo para flores, arbustos e árvores. Mas existem várias espécies no mercado e cada uma adapta-se melhor a um solo e clima. Listamos os cinco tipos principais e suas características.

 

Grama esmeralda. 

 

É o tipo mais vendido no Brasil, por ser resistente ao pisoteio e poder ser usada em áreas residenciais e parquinhos. As folhas médias e estreitas, que se enraízam com facilidade, têm boa resistência à aridez. É uma espécie de grama que precisa de pleno sol para ficar bonita.

 

Grama-preta

 

É um tipo mais ornamental, pode ser plantada em qualquer tipo de solo, cresce rapidamente e não requer poda. O ideal é usá-la em canteiros, compondo com outras gramas. Tolera calor e seca.

 

Grama São Carlos

 

É conhecida também como grama Curitibana e a principal característica é a formação de gramados densos, sendo perfeita para áreas extensas. Resistente a solos úmidos, pisoteios e pragas. Mas uma desvantagem é o crescimento lento.

 

Grama Amendoim

 

Ideal para locais de pouca passagem tem como característica principal o rápido crescimento, a resistência a secas e encharcamentos e as inflorescências amarelas. Não pode pegar geada nem ser pisoteada. Precisa de pleno sol ou meia sombra.

 

Grama Santo Agostinho. 

 

Resiste ao frio e sombra e é perfeita para o litoral, pois tolera a salinidade do solo. As folhas verdes, sem pelos e com as pontas arredondadas, têm largura e comprimento médios.

 

Jardim com grama japonesa. 

 

Tem folhas finas e macias e é pouco resistente ao pisoteio. O crescimento em altura é lento e precisa de pleno sol para se desenvolver.

 

Siga as dicas de plantio e manutenção: 

 

– Antes de plantar, faça uma limpeza no solo para retirar ervas daninhas e nivelar o terreno. Tenha certeza que a terra é de boa qualidade e adubada adequadamente.

 

– Logo após o plantio regue o gramado todos os dias, pela manhã ou fim da tarde, evitando que o sol queime as folhas. Depois de duas a três semanas, diminua a quantidade de regas de acordo com a necessidade, sem deixar que a grama fique completamente seca.

 

– A altura das folhas deve ficar entre 5 e 10 centímetros. Não corte com tanta frequência, pois pode deixá-la fraca, sem reservas nutritivas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.